domingo, 13 de janeiro de 2008

TIRO AOS PATOS –III


Outra história de Alcochete

Ainda estava longe a aprovação da localização do novo aeroporto e o prato forte da Comunicação Social, nos princípios de 2007, era a gripe das aves e o perigoso vírus H5N1, surgiu no Correio da Manhã de Fevereiro desse ano, uma notícia estrondosa que agora, passado quase um ano, ganha actualidade com a escolha de Alcochete, e transcrevo a seguir:


«Europa em risco…

«Tamiflu sob protecção da GNR

«A reserva estratégica do Estado, de 2,5 milhões de tratamentos de Tamiflu para combater um eventual surto de gripe das aves, estará depositada no Centro de Tiro de Alcochete, segundo o CM apurou. Estas instalações são o destino habitual de grandes operações de segurança, tal como aconteceu com a chegada do euro a Portugal, sob a protecção dos ‘ninjas’ da GNR. Na altura chamaram-lhe o ‘Fort Knox Português’. Confrontado pelo CM, o director-geral de Saúde, Francisco George, recusou-se a confirmar a localização do Tamiflu, dizendo que “é segredo, pois trata-se de uma questão de segurança nacional”.

Essa do Fort Knox Português, desconhecia, simplesmente mas, pelos vistos, já estava desactivado…Quanto ao Tamiflu, iria então o Campo de Tiro de Alcochete, finalmente, servir de novo para mais alguma coisa, além dos disparos?

E, por redução ao absurdo, não poderia ser usado, já agora, para apontar e atirar às aves migratórias contaminadas que sobrevoassem a região?

Na altura, mandei ao C.M. um comentário mais ou menos do seguinte teor:

«Caros senhores:

Tamiflu em Alcochete? Seria muito mais interessante os portugueses poderem ler comentários informativos e formativos sobre a gripe das aves, em vez da anedota que escreveram sobre os soldados da GNR a guardar o Tamiflu nos armazéns da super protegida Carreira de Tiro, sendo que estes senhores têm, normalmente, muitas outras tarefas importantes a desempenhar.

O que nos vale é que o Carnaval está próximo e tristezas não pagam dívidas…»


Como se vê, Alcochete já era notícia muito antes da chegada dos aviões ao local.

Sem comentários: