sábado, 20 de setembro de 2008

DEPUTADOS SEM COMUNICAÇÕES

Cortaram-lhes o pio!
Só através de uma notícia posta ontem a circular é que soube que a Assembleia da República proporcionava aos senhores deputados o benefício de usufruirem de serviço de telemóvel gratuito, das três redes nacionais: A TMN, a Vodafone e a Optimus. As companhias parece que se têm portado sem lugar a reparos, até ontem, como vamos ver, pela seguinte nota da LUSA:
«Lisboa, 19 Set (Lusa) - Os deputados da Assembleia da República (AR) com telemóveis fornecidos pela operadora móvel Vodafone, viram hoje o serviço ser cortado durante uma parte da manhã por falta de pagamento da factura de Julho.»
Com as Empresas Privadas é assim, ou assim parece que é! Também com os Organismos Públicos parece ser assim...ou é mesmo?
Na verdade, se isto não é caricato, pouco menos! Vejamos o que se passa, na generalidade dos casos.
De um lado, o atraso frequente, quase sistemático e laxista nos pagamentos por parte do Estado, sem a mínima desculpa, é um facto. O Estado tem sempre suspensa da cabeça dos cidadãos a espada de Damocles. Exige o cumprimento na data precisa com coimas previstas à partida, de acordo com a lei (feita por ele próprio), com eficácia, sem um engano. O Estado é a Lei, a Polícia, a Justiça e, finalmente o cangalheiro dos cidadãos, depois de ter tirado proveito de todos eles, com impostos colhidos ao longo de toda a vida!
Do outro lado, humildemente, funciona o esforço, o zelo e a esperteza dos Privados para escapar ao corte do pescoço, espreitando ainda a possibilidade remota e difícil de fazer a sua vingançazinha do chinês...
Na realidade, que poderão eles exigir ao Estado? Quando muito, solicitar os pagamentos atrasados que lhes são devidos, chorar pelo aumento de alguns direitos essenciais, manifestar-se nas ruas, quando não é proibido, e pouco mais.
Sei que não estou a ser cem por cento correcto, nestas afirmações, nem pouco mais ou menos. Mas pouco importa, estou a divertir-me.
Realmente, é necessário ser esperto e aventureiro, para actuar como fez a Vodafone, cortando o pio aos senhores deputados. Não está ao alcance de qualquer um!
Mas foi remédio eficaz, desta vez.
O responsável de Relações Públicas da Assembleia explicou à imprensa: "foi um problema da Vodafone que já foi resolvido. O corte foi efectuado sem qualquer pré-aviso por causa de um atraso no pagamento de uma factura mas já está tudo resolvido".
Por seu lado, «em comunicado, a Vodafone "lamenta o corte" e confirma que este foi realizado "sem qualquer pré-aviso" mas que o "pagamento já se encontra efectuado", tendo transmitido à AR que "só um erro humano dos serviços da Vodafone explica a referida suspensão»...
E ficaram de novo, muito amigos, a Assembleia que não tinha efectuado o pagamento pontual, na ausência do tal aviso prévio, e a Vodafone que acabou quase a pedir desculpas por ter retaliado a falta de pagamento a tempo e horas do que lhe era devido.
Só não sei o que aconteceu ao funcionário zeloso da Vodafone, pois a clientes desta envergadura não se aplicam determinações drásticas, com essa rapidez...isso são trocos para os mais pequenos.
Há sempre alguém que foge ao esquema, sem consequências.
Que sirva de exemplo aos eventuais funcionários zelosos da TMN e da Optimus que tenham a veleidade de repetir a proeza dos seus homólogos da Vodafone. Não devia servir, mas como ser cumpridor já não compensa por aí além...

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