quinta-feira, 25 de setembro de 2008

ASSALTOS, SALTOS E RESSALTOS

Mais do que permitia a força humana

Agora, infelizmente, os «gangs» estão na berlinda! Os brasileiros chamam-lhes ganga...

Porque andam vestidos de ganga? Não, por certo. Mas, por cá, está a ser utilizada também uma derivação da palavra inglesa que significa bando, quadrilha de ladrões e malfeitores, o gangue. Dantes dizia-se também bandidos, salteadores, etc., etc., mas isso já lá vai.

Ao ler os periódicos da nossa praça, deparamos sempre com as fatídicas letras garrafais, de uma ponta à outra. Baptizaram gangues para todos os gostos: do Multibanco, das gasolineiras, dos ourives, dos telemóveis, da Maria Cachucha, etc.

Gangues para aqui, gangues para ali, as páginas dos ditos vão ficando cheias de gangues, quase tantos como as ruas de Lisboa, Porto e Setúbal, incluindo os arredores, já se vê. Estão na moda por estes sítios! Um pouco menos, mas já se fazendo notados, os gangues começam também a proliferar na Província e estão-se ralando para as questões de linguística, acordos ortográficos e outras pepineiras pois, para eles, valores mais altos se levantam, embora dos Lusíadas e de Luis de Camões não percebam a ponta de um chavelho. Ensinar-lhes, valha a verdade, seria uma pura perda de tempo, talvez como atirar pérolas a porcos, como diz um conhecido ditado popular!

Os valores mais altos, para os gangues de máscara, ganga e pistola, não estão na literatura, mas levantam-se nos bancos e nas carrinhas de valores, e aí vão eles ao assalto desses tesouros...

A polícia vê-se e deseja-se para lhes dar caça. Às vezes tem sucesso, o que nos deixa tristes a todos, porque desejamos ardentemente que tenha sempre!

Em Maio, dois salteadores foram capturados num prédio de apartamentos, quando fugiam, e outros dois tiveram a ideia luminosa de escapar, saltando de um 4º andar, fazendo jus aos altos voos a que se haviam habituado. Mas foi mais do que permitia a força humana, com diria de novo o clarividente Camões, e caíram também nas mãos da polícia. Para um dos saltadores, foi salto mortal. Donde ficou igualmente demonstrado que os salteadores nem sempre são bons saltadores, como acontecia antigamente.

Pois agora, ontem mesmo, no ressalto de outro assalto, foram apanhados os quatro restantes assaltantes encartados da pandilha, que andavam a salto!

Resultado, ficou no chilindró todo o gangue das carrinhas, para utilizar a nova terminologia jornalística agora na moda.

Há modas e gangues do arco-da-velha!

Sem comentários: