quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

ESCOLAS A CADEADO


Turismo espacial

Uma escola secundária de Viseu foi ontem fechada a cadeado, supõe-se pelos alunos, como protesto contra o novo Estatuto do Aluno. Ainda pensei, por momentos, que eram os pais ou os professores a protestar, mas logo me desiludi.

Os alunos agora protestam por tudo e por nada, contra as aulas de substituição, contra as faltas injustificadas, contra os professores, contra o estatuto, até contra os pais...mas, neste caso, é em família e que se amanhem.

E onde aprenderam, ou com quem aprenderam esses miúdos a fechar as escolas a cadeado? Quem lhes ensina a falta de civismo que demonstram, em democracia, que os seus avós não manifestavam em plena ditadura? Quem lhes dá esses exemplos de irresponsabilidade e de incumprimento das leis, com pretexto de reclamar falsos direitos de cidadania?

Não sei, verdadeiramente, até onde a precocidade destes miúdos poderá levar a nação, daqui a uns anos. Amanhã, serão cidadãos adultos com responsabilidades e, por mais civismo que venham a mostrar, do que duvido, não se livrarão nunca de que lhes apontem o mau exemplo que estão a transmitir, nestes momentos, aos mais pequenos...

Provavelmente já cá não estarei para ver.

Só sei que, paralelamente a estas aberrações nacionais, está em preparação nos EUA, a realização e normalização de passeios turísticos no espaço. Prevejo que aí não haverá lugar para incumprimento das regras, para fechos a cadeado, para faltas de civismo ou de desobediência aos superiores hierárquicos legalmente escolhidos, porque a inobservância destes princípios teria consequências trágicas.

Sem comentários: