terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

O SEXO DOS ANJOS

Os incríveis milagres de Ourique

Acho que não vale a pena embrenhar-me na discussão do sexo dos anjos. Os teólogos da Idade Média já o fizeram, quase jogaram à pancada e não foram longe. Parece-me, a avaliar pelas esculturas e pinturas dessa época, que resolveram dar um aperto de mãos e arrumar a discussão criando para os anjos uma terceira via. Até hoje, como a seguir iremos ver, não foram contraditados.

Mas, na época em que vivemos, onde tudo é novo e muda a cada hora que passa, as velharias são postas de lado, à primeira mirada, é interessante passar uma vista de olhos pela rubrica que serve de título, nos jornais diários que animam a nossa existência com o seu infindável manancial de pilhérias. Vejamos o que por lá é dito, ou melhor, o que é escarrapachado em parangonas. Não me refiro aos anúncios sobre sexo, com fotos sugestivas e tudo, ou às revistas popularuchas que inundam as barbearias, os cabeleireiros, as oficinas de autos e os consultórios médicos, numa proporção quase equivalente à das casas de má fama.

Limito-me a apresentar três notícias «sérias» com datas recentes e que têm, ainda bem, a sua graça. Aqui vão:

«10-02-2008

Reino Unido: Metade dos homens prefere TV plasma a sexo

Perto de metade dos homens britânicos não faria sexo durante seis meses se isso lhes valesse uma televisão plasma de 50 polegadas, de acordo com um estudo revelado por uma empresa de electrodomésticos.

Segundo a pesquisa, 47% dos dois mil homens inquiridos afirmou que desistiria de ter relações sexuais durante meio ano por uma televisão gigante, um dos mais recentes «produtos obrigatórios» para os consumidores do Reino Unido.

«Parece que o tamanho importa mais para os homens do que para as mulheres», salienta a empresa, sublinhando que apenas um terço das entrevistadas deu a mesma resposta.

Um quarto dos participantes no estudo afirmou que parava de fumar, caso a recompensa fosse a televisão plasma e quase o mesmo número de entrevistados abdicaria do chocolate.»

«10-02-2008

Reino Unido lança campanha para promover sexo como remédio

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) do Reino Unido lançou uma campanha, que tem como objectivo promover o sexo como alternativa ao ginásio, uma vez que acredita uma arma na luta contra a obesidade e como remédio para problemas cardíacos.

A ideia, disponível no site do SNS, incentiva os britânicos a terem mais actividade física, principalmente aqueles que dizer não ter tempo para ir ao ginásio. «A solução», diz a página, «está em casa, debaixo dos lençóis».

As relações sexuais levam o organismo a produzir endorfinas, uma substância natural que tem efeitos benéficos a nível da prevenção dos problemas do coração, assim como para a pele, os músculos e até para o cabelo.

De acordo com o jornal britânico The Guardian, especialistas defendem que tais conclusões não têm fundamento científico. Contudo, o SNS garante que o sexo é vantajoso até para dores de cabeça e constipações.»

«28-11-2007

Sexo na via pública

Um idoso de 73 anos foi detido no passado sábado depois de ter sido apanhado em flagrante pelas autoridades a praticar actos sexuais com um jovem de 17 anos, em plena via pública, na vila de Ourique, no distrito de Beja.

De acordo com uma fonte da GNR, o septuagenário foi ontem presente ao Tribunal de Ourique, que determinou que fique a aguardar julgamento em liberdade, com termo de identidade e residência e apresentações periódicas às autoridades.»

Ora aqui estão três notícias de arromba! A primeira faz furor, mesmo na época das estatísticas a pataco e mostra como os ingleses estão acabados, isto é, precocemente envelhecidos. Trocar um plasma por sexo, onde é que já se viu?

Pelos vistos, só na Inglaterra! 47% ficam plasmados!

Também, provavelmente este é dos poucos países em que estatísticas desta natureza são levadas a sério. E por isso, nessa linha de conduta, o Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido, modelo de eficiência para toda a Europa, aconselha o sexo como receita para diversos males … como medida higiénica, preventiva e proporcionadora de saúde e bem-estar.

Claro que tudo isto faz sorrir os portugueses. Se o nosso vilipendiado SNS resolvesse fazer o mesmo, seria logo criticado por gregos e troianos, crucificando os ministros da Saúde e da Segurança Social por tomarem medidas puramente economicistas!

Mas a verdade é que, se o nosso SNS copiasse as recomendações do SNS inglês, acabariam de vez as dores de cabeça e as constipações em Portugal, metade das faltas ao trabalho dos funcionários públicos e metade dos atestados médicos requeridos. A Ordem dos Médicos protestaria imediatamente, pela perda de uma fatia tão importante dos seus proventos…mas, paciência!

Quem não esteve com mais aquelas, foi um velhote de 73 anos, natural de Ourique onde o nosso primeiro rei, segundo a tradição combatendo valentemente numa batalha de forças desproporcionadas, fez o milagre de derrotar sete reis mouros, como consequência de outro milagre ali representado em azulejos e recordado por tudo quanto é sítio nas ruas e praças da histórica vila.

Aos setenta e três, este idoso que deve ter tomado em excesso, sem saber, o remédio inglês como preventivo de ataques cardíacos ou, mais provavelmente, foi inspirado no celebrado milagre de Ourique em que D. Afonso Henriques fo… os mouros e, apesar da idade provecta, ainda teve força milagrosa para dar cabo, em plena rua… de um infiel de dezassete anos!

É obra!

E aqui ficou a prova provada, ante este simples facto, de que já não adianta perder tempo a discutir mais o sexo dos anjos, se é que alguém ainda ande interessado nisso... Nem o dos demónios, que são os anjos caídos em desgraça.

A GNR é que não quis saber de nada disso! Cumpriu a sua obrigação e só fez bem!

Portugal é um país de gente decente. Não tem nada a ver com os ingleses, nem com as suas estatísticas, nem com as recomendações do seu avançado SNS. E Ourique, terra de milagres, muito menos! Viva D. Afonso Henriques!

Sem comentários: