segunda-feira, 14 de abril de 2008

O BENFICA E O CAMPEONATO DOS APITOS

O Rui Costa que se ponha a pau!

De vez em quando, mesmo no teatro permanente do desporto, há cenas que deitam tudo abaixo. Na última sexta-feira ocorreu uma delas, no palco do condicionamento subliminar das arbitragens de futebol a que todas as semanas involuntariamente somos expostos.

A Académica veio a Lisboa ganhar por três a zero ao Benfica, coisa impensável para o maioral do clube encarnado que tinha andado há várias semanas a zurzir em árbitros que, segundo ele, não se cansavam de passar rasteiras maldosas à equipa…Dizia que estavam de certeza comprados pelos outros grandes, especialmente por um deles, aquele que já leva dezoito pontos de avanço, (hoje creio que passou para vinte!), tendo ganho antecipadamente o campeonato, a cinco jornadas do fim!

Agora, depois desta derrota histórica e humilhante, em casa, às mãos de um dos últimos da tabela classificativa, as coisas ficaram mesmo muito difíceis para o Benfica, em risco até de perder definitivamente a segunda posição e a possibilidade de entrar na Liga dos Campeões, apesar de ter feito um apelo sobre humano às autoridades policiais para que as tais arbitragens penalizadoras do clube fossem investigadas até à saciedade.

Após o desafio fatídico da passada sexta-feira, ainda foi lançada a suspeita de que um golo tinha sido obtido em fora de jogo mas, na verdade, isso já não valeu nada, porque a Académica tinha arrumado o adversário com três secos, restando ainda dois sem contestação possível para cimentar definitivamente o resultado anti rubro.

Foi a salvação do feliz árbitro do encontro! A não ser assim, teria sido agredido verbalmente pelo agressivo presidente do Benfica. E, neste jogo, a exibição da equipa foi tão fraquinha que aos adeptos presentes no campo nem lhes passou pela cabeça dar-lhe uma sova, bem como aos jogadores adversários vencedores, acabando a malta por sair do estádio toda murcha que nem um carapau ardido.

No próximo domingo, joga-se o Porto-Benfica, previsto e preparado, desde o sorteio ou do início das hostilidades, de forma a ser um desafio decisivo para a conquista do título, mas os oráculos falharam, pois, redondamente. Apesar de tudo, a partida pode ser crucial para o clube encarnado que pode cair mais fundo, na escala classificativa, se cometer mais algum descuido…

Esta época, o Benfica já despediu um bom treinador, já aceitou a demissão de outro e prepara-se para fazer a cama ao infeliz treinador eventual…e tudo sem qualquer resultado!

A águia, habitualmente altaneira, anda já a voar baixinho.

O Rui Costa, que regressou de Itália por amor à camisola, como o grande salvador do seu clube de estimação, que se ponha a pau, ele que anda já há algum tempo a servir para aí de pau-de-cabeleira...

A continuar tudo assim, muito boa gente começará em breve a pensar na forma de empurrar o presidente para fora do baralho, já que, com queixinhas permanentes dos adversários desportivos e acusações dos árbitros, para distrair as atenções dos sócios quanto aos maus resultados, dificilmente irá a algum lado. Creio mesmo que não irá a lado nenhum, com apito ou sem apito, de qualquer cor ou mesmo da sua cor preferida!

Desportivamente, as coisas não se resolvem assim. Não deveriam resolver-se assim!

Viva o Benfica! Viva a Académica!

Sem comentários: