domingo, 22 de junho de 2008

FUTEBOL, MAIS UMA VEZ

Portugueses, holandeses, franceses e às vezes...

O Futebol tem coisas curiosas.

Há poucos dias éramos os maiores, com o melhor treinador, os melhores jogadores e o melhor jogo que alguém tinha visto a uma selecção, no Euro 2008.

Uns dias depois, passámos ao grupo dos piores, em tudo! E houve até quem tivesse chorado...

Alguns (muito raros) comentadores bem tentaram reduzir as coisas à sua devida proporção, mas com parcos resultados.

Afinal, o curso do Euro só veio demonstrar, mais uma vez, que o Futebol é um jogo apaixonante (e movimentando também grandes interesses), mas nada mais que isso, um jogo!

Já uma das grandes potências como a Inglaterra, ex-campeã do mundo, inventora e pátria do futebol, tinha ficado de fora da competição. Depois, na fase de grupos, ficaram pelo caminho a França, vice campeã do mundo e a Grécia, campeã da Europa. E nos oitavos de final, além de Portugal, caíram a fenomenal Holanda, a revelação Croácia e a campeã do mundo, Itália!

Ora, com notícias como estas, fazendo jus ao ditado popular que faz lei, em Portugal «o mal dos outros conforto é», os portugueses começam a emergir da sua profunda e tradicional tristeza sem meio termo, quando algo lhes corre mal ou não corresponde às suas expectativas.

E ainda bem que assim é, pois «do mal o menos»!

Pior seria ver a rapaziada sempre macambúzia, provavelmente não só pela eliminação da nossa selecção, mas ainda mais pelos bons resultados dos nossos maiores competidores! Afinal também eles foram postos fora da carroça, e não podem já rir-se de nós...

O problema ficou portanto, por agora, quase resolvido! Digo quase, porque a Espanha, nossa vizinha, amiga e rival de todos os dias, ainda segue em frente, para desgraça de muitos despeitados.

Que raio de país este!

Sem comentários: